Nota de Repúdio: Privatização do Saneamento de Pernambuco

A Procompesa, por meio da presente nota, manifesta seu veemente repúdio à concessão de parte da Compesa à iniciativa privada, concluída nesta quinta-feira (18), na cidade de São Paulo, em cerimônia realizada na sede da Bolsa de Valores.

18 de dezembro de 2025 ficará marcado negativamente na memória de pernambucanos e Compesianos. Vimos a concretização da pior decisão já tomada por um governante do nosso Estado: entregar a preço de banana o que há de mais fundamental para a vida humana e estratégico para o desenvolvimento de Pernambuco.

Desde o início, apontamos que o projeto não foi feito para beneficiar a população pernambucana. Ele foi idealizado para beneficiar unicamente a iniciativa privada. Estruturado deliberadamente com irregularidades e inconsistências grotescas, o plano irá atrasar o avanço do saneamento no nosso Estado e causar um prejuízo enorme para a população.

Mais uma vez, os órgãos de controle foram omissos, baixaram a cabeça para o Estado e para o privado. O Tribunal de Contas (TCE) permitiu que o processo avançasse mesmo sabendo do uso de dados irreais no edital de concessão da Compesa. Erros que podem gerar um rombo de R$ 3 bilhões para o povo pernambucano.

Para piorar ainda mais, a empresa vencedora é a mesma que opera a Parceria Público-Privada (PPP) na Região Metropolitana do Recife há 12 anos. A mesma empresa que não atingiu sequer a metade da meta de universalização do saneamento. O que podemos esperar para o restante?

Diante de um cenário desolador, mesmo sabendo que os caminhos serão cada vez mais difíceis, não vamos abandonar os nossos processos junto ao TCE. Também vamos fortalecer a nossa luta em relação ao Projeto de Lei nº 2675/2025, que trata da garantia dos empregos dos trabalhadores da Compesa em caso de concessão.

Compesianos, é importante que prossigamos unidos e envolvidos na luta para barrar qualquer arbitrariedade no processo de mudança, caso o projeto avance. Ergam as cabeças, se orgulhem da batalha e sigam unidos.

Contem com a PROCOMPESA!

Anderson Quadros
Presidente da Procompesa

Publicar comentário