AGO 2026: associados deliberam sobre temas cruciais para o futuro da Procompesa
Diretoria Executiva apresentou balanço das atividades e dos avanços institucionais obtidos
Em mais um marco na retomada da Procompesa, a atual Diretoria Executiva promoveu, na noite desta terça-feira (03), no edifício sede da Compesa, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2026. Organizada de forma híbrida, a reunião possibilitou que, além dos associados presentes no Salão Gurjaú, colegas também participassem virtualmente.
Ao lado do Diretor Socioambiental e de Comunicação, Ricardo Rocha, da Diretora Técnica e de Inovação, Cristiane Schuler, e do assessor jurídico Breno Zenaide Agra, o Diretor Presidente, Anderson Quadros, conduziu a reunião, que foi marcada pelo diálogo aberto e pela troca de ideias.
Conforme estabelecido no edital de convocação, durante a assembleia foram apreciados temas centrais para a gestão e o futuro da entidade. A diretoria apresentou um balanço detalhado das atividades desenvolvidas, das ações estratégicas executadas e dos avanços institucionais obtidos.
Também foram esclarecidos os gastos com assessoria jurídica, sendo informado que a associação não possui pendências financeiras com o escritório de advocacia contratado ou com outros prestadores de serviços. Após esclarecimentos, a prestação de contas referente ao exercício anterior foi submetida à deliberação e aprovada por unanimidade.
Na sequência, foi apresentado o Plano de Trabalho e Orçamento para o exercício de 2026, que prevê o equilíbrio entre receitas e despesas e a manutenção de reserva financeira para a sustentabilidade das contas da associação. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos associados presentes.

Outro ponto de destaque da AGO, também aprovado por unanimidade, foi a reforma do Estatuto Social da Procompesa, que passou por uma atualização estrutural e revisão de atribuições e adequações às exigências legais aplicáveis à uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), incluindo a criação do Conselho de Ética.
Durante o debate sobre o estatuto, os associados também discutiram a possibilidade futura de uma ampliação do quadro associativo, tema reconhecido como relevante, mas demandará maior aprofundamento do debate, considerando a busca por representatividade e pela manutenção dos objetivos institucionais.
Comissão Eleitoral
A assembleia deliberou ainda sobre a constituição da Comissão Eleitoral que será responsável por conduzir o próximo processo eleitoral da entidade. O grupo foi composto pelos associados Décio Muniz, Juliane Coutinho e Maria Aparecida. Para o próximo pleito, os cargos estatutários já serão disputados com base no novo Estatuto Social.
O cronograma eleitoral estabelece que os interessados terão até o dia 8 de março de 2026 para registrar candidaturas. A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para a eleição dos cargos está prevista para o dia 23 de março de 2026.
Edição: Rebecca Buzato.



Publicar comentário